Page 70 - Medplex Eixo Norte
P. 70

alimentos e saúde
quando o assunto é perder peso ou a busca pela refeição perfeita, o perfil se repete: são mulheres jovens, um pouco acima do peso e que por isso se encorajam a tentar por conta visando ou emagrecer ou “ser saudável”.
a longo prazo, as restrições
são difíceis de manter, e elas não demoram a perceber as contradições entre métodos que prometem o mesmo resultado. “aí a pessoa se desmotiva e desiste”, explica ele.
Paola altheia, nutricionista que criou o projeto não sou exposição, traz um testemunho semelhante sobre a chegada de pacientes confusas ao consultório:
“são mulheres, de modo geral jovens e tudo ok com a saúde delas, mas têm uma relação terrível com a comida e com o próprio corpo. estão fartas de fazer alterações em sua forma de comer.
a proliferação dos métodos do estilo ‘única resposta’ e os infinitos estudos que se contradizem criam os alimentos vilões ou, no outro extremo, aqueles que vão sanar todos os problemas. isso tudo não está aí para que as pessoas sejam saudáveis e tenham bem-estar.
É uma indústria”, acredita.
então, como ela orienta as pacientes? Primeiramente, pede calma. depois, inicia um processo (nada fácil) de reconexão, incentivando e ensinando pacientes a ouvir o próprio corpo. “Quanto menos alimentos industrializados incorporarmos na nossa alimentação, melhor. nenhum alimento, por si só, é promessa de saúde plena ou longevidade. nenhum alimento
é completo. o fator que nos nutre de maneira plena está nas combinações”, afirma.
também para o nutricionista Carlos lampert Filho, a questão
é complexa e envolve um comprometimento que transcende a natureza dos ingredientes, suas funções ou valor calórico. “acredito que a população está muito ocupada na busca de
uma saúde total, mas ilusória”, analisa o médico. “Bombardeados com informações, acabamos
não percebendo que a saúde
brota de dentro. É o resultado
de um árduo trabalho diário de autoconhecimento, disciplina, de negociar com nossas frustrações. tentar compensá-las em alimentos não resolverá nada”, alerta.
70


































































































   68   69   70   71   72