Page 62 - Medplex Eixo Norte
P. 62

COTIDIANO
a versatilidade
das ferramentas
digitais na saúde
Profissionais da saúde aderem aos Apps para facilitar a relação com pacientes, obter informações e até orientar alunos
s ferramentas digitais passaram a ser um instrumento de trabalho
tão importante para médicos e profissionais da saúde quanto outros tradicionais instrumentos. A primeira geração médica impactada pelas mudanças tecnológicas incorporou em seu dia a dia dentro de consultórios e hospitais o uso frequente de recursos como os aplicativos mobile. O que parecia ser ficção científica há alguns anos hoje é uma realidade na relação médico-paciente.
O uso de aplicativos está ganhando espaço nos consultórios, principalmente no momento de atendimento dos pacientes, mesmo em situações bem específicas dentro de cada especialidade médica.
A oftalmologista Letícia Mostardeiro Tabajara usa o ColorTest, um aplicativo que ajuda no diagnóstico do daltonismo ao medir a capacidade do paciente de enxergar as cores.
“É um exame rápido e seguro, facilitado agora pelo aplicativo”,
diz Letícia. O otorrinolaringologista Guilherme Franche opta pelo uso de um dos aplicativos mais conhecidos dos médicos, o CID-10. O App relaciona os códigos internacionais das doenças, dado fundamental para o encaminhamento de exames ou cirurgias.
Outras áreas da saúde também
são impactadas pelo uso das ferramentas digitais. O dentista Luciano Mayer, professor do curso
de pós-graduação na Associação Gaúcha de Ortodontia, divide o uso
de seus aplicativos em dois grupos.
O primeiro ajuda na relação com os pacientes, como o Google Agenda
e o Miniatlas de Odontologia, que mostra de maneira simples para o paciente a estrutura de um dente e
o orienta na sua conservação. Mayer também usa o Medicamentos de A a Z, um guia de bulas sobre remédios e diferentes tipos de drogas, e o Fotus, para o paciente ir acompanhando visualmente cada etapa de um tratamento dentário. O outro conjunto de aplicativos foi adotado pelo dentista em suas aulas. Ele usa
o Pubmed Ontap, para pesquisar artigos científicos de diferentes áreas médicas, e o Straumann e o Biomet 3I, os dois desenvolvidos por empresas comerciais e específicos para implantodontia.
A nutricionista Joselaine Sturmer também não abre mão de usar aplicativos durante as consultas e os períodos de reeducação alimentar de sua pacientes. Quem termina
a consulta com Joselaine vai para casa com a tarefa de baixar e usar o aplicativo Drinking: a cada duas
62


































































































   60   61   62   63   64