Page 52 - Medplex Eixo Norte
P. 52

ENTREVISTA
“A cirurgia plástica mistura ciência e arte. Nenhuma tecnologia substitui a boa técnica cirúrgica, a experiência e o bom senso.”
De uns anos para cá, as pessoas começaram a valorizar mais a saúde e a preocupação com o corpo: buscam uma alimentação mais saudável, informam-se sobre novidades na área da nutrição, aderem a academias, formam grupos de corrida, entre outras atividades. Essa preocupação com o corpo se reflete também na busca por cirurgias plásticas?
Sem dúvida. A cirurgia plástica tem um papel fundamental na melhora da autoestima e faz parte de todo esse processo. Destaco, porém, que ela não deve ser supervalorizada. Digamos que o melhor candidato a realizar um procedimento estético cirúrgico
é aquele que já tem hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e exercícios físicos regulares.
A cirurgia deve ser a última etapa dessa transformação. Assim podemos alcançar os melhores resultados.
O Brasil é considerado como o segundo país do mundo em volume de cirurgias plásticas. Que tipo de cirurgia atualmente é a mais feita? Certamente, a lipoaspiração e a prótese de silicone mamário.
Quais são os principais avanços tecnológicos que impactam na sua área e na sua rotina de trabalho? Novos equipamentos? Novos procedimentos? Medicamentos?
A cirurgia plástica mistura ciência
e arte. As técnicas mais modernas buscam sempre resultados seguros, duradouros e com as menores cicatrizes possíveis. Posso afirmar que nenhuma tecnologia ou aparelho substitui a boa técnica
cirúrgica, a experiência e o
bom senso.
Evidentemente que a ciência
nos fornece equipamentos
mais eficientes, ambientes operatórios mais seguros e uma melhor troca de informações especializadas. Surgem aparelhos e tecnologias para tratamentos que complementam a própria cirurgia plástica. Alguns são ótimos, outros não funcionam. O bom profissional fará o julgamento adequado.
Dr. Borille, como se mantém atualizado para acompanhar esses avanços tecnológicos?
Realizando cursos de atualização no Brasil e no exterior.
Apesar de ser bastante jovem, sua vida profissional é sólida e consistente. Que momentos foram importantes para a construção dessa carreira?
Sem dúvida a formação básica de muita qualidade é fundamental.
A partir daí, podemos complementar a formação com as mais variadas vertentes da cirurgia plástica. Tive a honra e a sorte de aprender cirurgia plástica com os melhores profissionais. Pessoas que me ensinaram muito da medicina e da vida.
E sobre a preocupação de obter uma boa remuneração e construir um patrimônio com o trabalho? Como essas questões devem ser levadas em paralelo à carreira técnica?
Hoje o mercado é muito competitivo. Existem muitos cirurgiões de excelente formação e nível técnico. Quem agradece
é a especialidade, que cresce de maneira organizada e robusta. Isso
52


































































































   50   51   52   53   54